Publicado em: 21 de julho de 2025
Socorro e segurança em Deus

Para: segunda-feira, 21 de julho de 2025

Texto: Lamentações 3.55-58

“Do fundo do poço, gritei pedindo a tua ajuda, ó Senhor. No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: ‘Não tenha medo!’” (Lm 3.55, 57)

Entre viver “no fundo do poço” ou na “crista da onda”, o que você prefere? Certamente não é fácil viver numa situação em que parece que você não tem saída. Por outro lado, muito atraente pode ser uma vida em que você está por cima, vislumbrando possibilidades e alcançando objetivos traçados.

No entanto, nas circunstâncias em que você sente seu limite, sem força para continuar, Deus mostra a realidade de que você depende completamente dele, de que a sua autossuficiência é ilusória e se desfaz em meio às aflições e angústias. Nesses momentos, Deus manifesta toda sua presença misericordiosa, cheio de disposição para resgatar você, dar sentido e segurança para o seu viver.

Em meio aos sofrimentos de um povo que teve sua cidade, Jerusalém, destruída pelo rei Nabucodonosor, Jeremias registra a oração que manifesta arrependimento e clamor. Em uma parte diz: “Do fundo do poço, gritei pedindo a tua ajuda, ó Senhor. No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: ‘Não tenha medo!’” (Lm 3.55, 57).

Quando estamos “no fundo do poço”, vemos que nos firmar na vaidade da glória, da liderança, dos recursos e do orgulho humano é como correr atrás do vento. Tudo isso pode nos colocar “na crista da onda”, mas é um poder ilusório. Por outro lado, reconhecer a nossa dependência de Deus fará com que invoquemos a graça e a glória de Deus, que vem ao nosso encontro, em Jesus e sua Palavra, para nos socorrer e salvar. Jesus diz: Você não precisa mais ter medo, sou eu que estou aqui! Venha comigo!

Você está se sentindo “no fundo do poço”? Lance-se nas mãos da misericórdia divina e espere na graça de Deus. Você está “na crista da onda”? Confesse sua dependência de Deus e firme seu pé nele.

Oremos: Eterno Deus, pedimos a tua ajuda para que nos dês força para enfrentar as aflições. Mantém-nos humildes e dependentes de ti. Em nome de Jesus. Amém.