Para: sábado, 10 de maio de 2025
Texto: 1João 3.16-24
“Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.” (1Jo 3.18)
A comunicação verbal é a forma mais comum de comunicação entre as pessoas. Usamos palavras para expressar nossos sentimentos, ideias e desejos. Dizer ou escrever sobre o quanto amamos e queremos bem uma pessoa é algo desejável e muito valioso.
Porém, existem palavras que são ditas “da boca para fora”, isto é, sem terem conexão com o coração. São palavras vazias. Nem sempre é fácil identificar quando estamos sendo sinceros. Uma estratégia é observar se aquilo que foi dito está de acordo com as atitudes de quem falou. O que fazemos ou deixamos de fazer pode demonstrar se as palavras foram verdadeiras ou não.
Ouvir que existe um Deus que ama você pode ser agradável aos ouvidos. Mas saber que esse Deus veio ao mundo dar a vida por você, é realmente inspirador. O amor de Deus não é feito de palavras vazias, mas da Palavra que se tornou um ser humano e habitou entre nós. Da Palavra que amou, ensinou, curou e perdoou. Por amor, Jesus assumiu os nossos pecados e morreu na cruz por causa deles. Ele ressuscitou e mostrou a sua vitória sobre a morte, vitória que também teremos por meio da fé nele. O amor de Deus é revelado na Palavra que age por nós.
Pela ação do Espírito Santo, essa mesma coerência e unidade aparecem em nossa vida. Palavras e ações se unem para expressar o amor que temos uns pelos outros. Por isso, o apóstolo João lembra que “o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações” (1Jo 3.18).
Oremos: Pai amado, eu te agradeço porque o teu amor não é feito de palavras vazias. Pela morte e ressurreição de Jesus, tu agiste para me salvar. Dá-me o teu Espírito Santo para que eu possa expressar esse grande amor falando e agindo em favor das outras pessoas. Por Jesus. Amém.