Publicado em: 19 de junho de 2025
Se você me ouvisse…

Para: quinta-feira, 19 de junho de 2025

Texto: Salmo 81.1-10

“Meu povo, escute os meus conselhos! Ó Israel, como eu gostaria que você me ouvisse!” (Sl 81.8)

A falha em ouvir com atenção nos leva a muitas dificuldades. Nem é preciso sermos especialistas para admitirmos que parte dos nossos problemas de relacionamento vem do fato de falarmos muito e ouvirmos pouco. Muitas decisões erradas também poderiam ser evitadas se ouvíssemos bons conselhos antes de seguirmos em frente com nossas vontades.

No que diz respeito à vida espiritual e à finalidade da vida por completo, tudo seria diferente se déssemos mais ouvidos ao que Deus tem a dizer. Quantos problemas teríamos evitado, se ouvíssemos o que ele já disse aos nossos antepassados na fé, em muitas situações que se assemelhavam às nossas.

No momento em que o povo de Israel enfrentava crises provenientes de suas más decisões e sofria o bombardeio de ofertas de ajuda de falsos deuses, o salmista chamou a atenção do povo para o desejo de Deus, cantando: “Meu povo, escute os meus conselhos! Ó Israel, como eu gostaria que você me ouvisse!” (Sl 81.8). Deus deseja ser ouvido pelo seu povo, pois somente ele possui as palavras que livram da morte e da destruição eterna.

Quais vozes você anda ouvindo? Estão dando segurança a você ou levando você para mais problemas e desilusões? Quando estamos em confusão ou rodeados de preocupações, com certeza haverá muitas vozes diferentes dizendo o que devemos fazer. Mas não nos esqueçamos do Bom Pastor Jesus, de quem aprendemos a reconhecer a voz. Ele quer orientar a nossa vida e nos levar a caminhar em seu amor, perdão e esperança para a qual nos resgatou. 

Oremos: Bondoso Deus, ajuda-nos a ouvir sempre a tua voz e a não sermos confundidos por promessas de outros deuses e ídolos que outras vozes queiram nos oferecer. Usa-nos também para levar teus bons conselhos a quem precisar. Em nome de Jesus. Amém.