Publicado em: 21 de novembro de 2025
Santos contraculturais

Para: sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Texto: Deuteronômio 6.1-9

“Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças.” (Dt 6.4-5)

Você já ouviu falar em contracultura? A palavra sugere algo como “ser contra a cultura”. Refere-se a um movimento que começou na década de 1960, liderado pelos jovens. Ser contracultural era “ser do contra”, especialmente na área do comportamento. Questionava-se, por exemplo, a religião e o conceito tradicional de família. “Libertação” era uma palavra-chave. Cabelos longos e calças boca de sino eram as manifestações mais visíveis dessa contracultura.

Hoje, 60 anos depois, a cultura está impregnada desse liberalismo. Hoje, ser contracultural é ter a ousadia de pôr o pé na porta desse vale-tudo. Tanto assim que mais do que nunca é verdadeiro o cartaz que está afixado na porta do gabinete de um pastor. O cartaz diz: “Seja contracultural: siga os dez mandamentos!”

Os dez mandamentos são ilustres desconhecidos hoje em dia. Muitas pessoas citam o nome dos jogadores do Flamengo em 1981, mas não conseguem recitar cinco dos dez mandamentos. Normalmente, falar sobre dez mandamentos faz logo lembrar os mandamentos da “segunda tábua”. E as pessoas se surpreendem ao ouvir que um mandamento fala sobre “viver vida casta e decente”. No entanto, o mandamento mais importante é o primeiro: “Amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças” (Dt 6.5). Confiar em Deus é crer naquele que é a imagem do Deus invisível, Jesus Cristo.

Hoje é o Dia de Todos os Santos, pode-se dizer que esses “santos” são todos do grupo “contracultural”. Ou seja, eles receberam o dom de amar a Deus e confiar em Jesus com todas as forças. São “santos”, são “povo de Deus”. Santos contraculturais. Assim, o convite hoje é no sentido de que você seja ou continue a ser contracultural e agarre-se com firmeza ao Salvador Jesus.

Oremos: Senhor Deus, nosso pedido hoje é um só: dá-nos muito amor e confiança em Jesus. Amém.