Para: sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Texto: Números 11.4-6,10-16, 24-29
“Eu sozinho não posso cuidar de todo este povo; isso é demais para mim.” (Nm 11.14)
Em muitos momentos da vida precisamos reconhecer as nossas limitações e dizer: “Essa causa, eu entrego a Deus”. Assim como oramos na oração do Pai Nosso: “Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”, especialmente diante de problemas e dificuldades que enfrentamos na vida.
Isso não é um reconhecimento de derrota, mas de confiança em Deus. Moisés confiou em Deus mesmo diante de todas as reclamações que ouvia da parte do povo, após a libertação do Egito. No deserto, o povo expressava saudades das carnes, dos legumes e das verduras que tinham à disposição no Egito. Os israelitas não se contentavam com o maná, o pão que Deus enviava do céu, por isso reclamavam. Estavam insatisfeitos. Diante de tanta reclamação, Moisés reconhece sua incapacidade de lidar com o problema e confessa: “Eu sozinho não posso cuidar de todo este povo; isso é demais para mim!” (Nm 11.14).
Nós também nos sentimos incapazes diante de um grande problema, especialmente dificuldades financeiras, emocionais e de saúde. Nessas horas, o que fazer? Agir como Moisés: confiar na providência e no cuidado de Deus.
Podemos confiar na bondade de Deus por nós, porque ele nos amou tanto, a ponto de entregar o seu próprio Filho Jesus Cristo à morte de cruz, para perdoar os nossos pecados e nos conquistar a salvação.
Por isso, diante dos problemas que você enfrenta a cada dia, confesse: “Senhor, eu não posso! Eu não posso lidar com os meus problemas sozinho e nem conquistar a minha salvação. Sei e reconheço que dependo completamente de ti, meu querido Pai do céu”.
Oremos: Bondoso Deus, que dia a dia reconheçamos a nossa incapacidade de lidar com os nossos problemas sozinhos. Que confiemos completamente em ti, nosso querido Pai do céu. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.