Para: sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Texto: Êxodo 16.2-15
“Aí Moisés disse a Arão: – Diga a todo o povo que venha e fique diante de Deus, o Senhor, pois ele ouviu as reclamações deles.” (Êx 16.9)
Você conhece a expressão: “Quem não chora não mama”? É um ditado popular que nos lembra dos primeiros dias de vida, quando nossos impulsos de fome nos levam a reclamar, por meio do choro, para recebermos comida.
Quando o povo de Deus foi libertado da escravidão do Egito, Deus os colocou numa caminhada pelo deserto, em direção à Terra Prometida. Sob a liderança de Moisés, a caminhada teve diversos obstáculos que, um a um, foram sendo vencidos, proporcionando diversos aprendizados.
Um desses aprendizados foi a relação próxima com Deus. O Senhor não é um Deus distante, mas se coloca a caminhar ao nosso lado. Além de ser o provedor de todas as coisas, seu amor é tão grande que tem paciência para ouvir as nossas reclamações. Quando o povo estava passando por necessidades, no deserto, reclamou com Deus e ele ouviu o seu pedido, como está escrito no livro de Êxodo, capítulo 16, versículo 9: “Aí Moisés disse a Arão: – Diga a todo o povo que venha e fique diante de Deus, o Senhor, pois ele ouviu as reclamações deles”.
É muito bom saber que Deus ouve as nossas reclamações e nos atende. Não merecemos, mas recebemos essa bênção por meio de Jesus, o Filho perfeito, rejeitado na cruz a fim de que nós fôssemos aceitos como filhos amados.
Pela fé em Jesus, somos filhos. Recebemos o sustento e todo o necessário do nosso Deus. E, quando temos necessidades, muitas vezes antes mesmo de chorar, o Senhor já nos oferece o que precisamos, por sua graça e amor que não têm fim.
Oremos: Pai do céu, quantas vezes reclamo só por reclamar, sem perceber o teu agir em meu favor. Perdoa minha falha. Mesmo assim, a tua bondade é tão grande a ponto de ouvir minhas reclamações e me atender, mediante teu Filho, Jesus Cristo. Quero continuar a caminhada em tua companhia, até a Terra Prometida e definitiva do céu. Em teu nome. Amém.