Publicado em: 10 de dezembro de 2025
Quem é feliz?

Para: quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Texto: Lucas 7.18-28

“Felizes são as pessoas que não duvidam de mim!” (Lc 7.23)

O profeta João Batista tinha falado contra Herodes porque este tinha se divorciado de sua esposa para tomar a mulher do irmão. Herodes, para se vingar de João Batista, mandou prendê-lo. Lá da prisão João Batista mandou alguns de seus discípulos perguntar a Jesus: “O Senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” (Lc 7.19).

João Batista tinha sido mandado por Deus para preparar o caminho para o Senhor Jesus. Ele mesmo tinha apontado para Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele também tinha batizado a Jesus. Por que, então, ele mandou seus discípulos fazerem essa pergunta? 

Essa pergunta, na verdade, era bem humana. E os humanos têm dúvidas, mesmo que tenham uma fé inabalável no Senhor Jesus. 

Jesus respondeu à pergunta dizendo que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados (Lc 7.22). Esses acontecimentos mostravam que ele era de fato aquele que devia vir para ser o Salvador. Mas não era só isso. Jesus disse mais: “E felizes são as pessoas que não duvidam de mim” (Lc 7.23). É normal termos dúvidas em relação a Deus. Pior do que isso é viver com a dúvida e não perguntar ou perguntar no lugar errado. João foi perguntar no lugar certo.

Certamente temos muitas perguntas às quais gostaríamos que Deus nos respondesse. Mas Deus não responde a tudo e, às vezes, sua resposta é diferente do que esperávamos. Porém, o que mais precisamos saber é que o Senhor Jesus, com seu sofrimento e morte na cruz, fez tudo para estarmos em paz com Deus e felizes. Não precisamos esperar outro. Feliz é quem crê em Jesus como seu Salvador e não duvida dele.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado porque fizeste tudo o que era necessário para a nossa salvação. Guarda-nos na fé em ti e na certeza de que nada pode nos separar do teu amor. Em teu nome oramos. Amém.