Publicado em: 12 de dezembro de 2025
Pulando de alegria

Para: sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Texto: Sofonias 3.14-20

Deus cantará e se alegrará como se faz num dia de festa.” (Sf 3.17-18)

Você já deve ter participado de animadas confraternizações. Geralmente somos convidados para festas, mas nem sempre gostamos de ir a elas. Às vezes vamos “meio forçados”, por conveniência social. Contudo você já deve ter participado de festas que esperou muito para acontecer e, quando aconteceram, foram boas demais!

Há algum tempo, quando ainda estávamos no auge da pandemia, muitos momentos festivos foram cancelados. Desde encontros corriqueiros até datas significativas – tudo foi riscado da agenda. Parece que muitos pulos de alegria ficaram guardados dentro de nós. Depois que a crise pandêmica deu alguma trégua, pôde-se voltar às comemorações coletivas. Não parece que tudo ficou mais gostoso e intenso? Extravasamos tudo aquilo que estava contido até então.

No texto de Sofonias, o profeta também relata, num hino de louvor, a festa promovida pelo próprio Deus na qual serão juntadas pessoas de todos os povos e raças. Uma festa em que o próprio Deus se faz presente e recebe a cada um para dar uma nova vida. Na verdade, essa festa já acontece e você também é convidado a participar dela pela mensagem do evangelho de Jesus Cristo. Evangelho que restaura, tira o medo e afasta da desgraça. 

Em Cristo Jesus, o próprio Deus está conosco. Ele precisou ser abandonado por todos e morrer na cruz para que nós fôssemos incluídos na festa do próprio Deus. O profeta Sofonias nos diz que, a cada um que se juntar a essa festa, Deus mesmo “cantará e se alegrará como se faz num dia de festa” (Sf 3.17-18). Venha! E venha pulando de alegria pela salvação! A festa que vivemos aqui é somente um aquecimento para a festa que acontecerá quando Cristo voltar.

Oremos: Amado Pai do céu, muito obrigado, pois apesar de meus erros e minhas limitações, tu me amas e me convidas para a maravilhosa festa da vida. Por Jesus, Amém.