Para: quarta-feira, 04 de novembro de 2025
Texto: Marcos 9.38-41
“Quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.” (Mc 9.41)
O que tem mais valor: fazer um milagre em nome de Jesus ou dar um copo de água a alguém? Você vai dizer: “Depende das circunstâncias e das necessidades”. E é verdade. Há momentos que exigem um milagre e outros, simplesmente, um copo de água. Jesus disse: “Quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa” (Mc 9.41). Mas qual é a razão da pergunta?
Numa ocasião, os discípulos de Jesus estavam discutindo entre si sobre qual deles era o mais importante (Mc 9.33-34). E Jesus, que conhecia o assunto, lhes disse: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos” (Mc 9.35). Em seguida, o discípulo João disse: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo” (Mc 9.38).
Mas Jesus repreendeu seu discípulo e disse: “Não o proíbam”. E nesse momento ensinou algo muito importante aos discípulos e a todos os cristãos: não se pode querer que todas as pessoas sirvam a Deus do nosso jeito, porque os dons e as oportunidades para servir são diferentes. Nossa inspiração é o próprio Jesus que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Mt 20.28). O serviço de Jesus, que o levou até a morte na cruz, garantiu o perdão de Deus para todas as pessoas. Ele nos deu o perdão que é recebido pela fé.
E neste mundo muitos servem, fazendo o bem ao seu próximo, em grandes obras ou em pequenos gestos, como dar um copo de água a alguém. A todos, Jesus garantiu que “cada um receberá a sua recompensa”. Nosso desafio é ficar atento às oportunidades que temos para servir ao próximo.
Oremos: Amado Salvador, muito obrigado porque vieste para me servir e salvar. Ensina-me a servir os que estão ao meu redor. Dá-me um espírito amoroso com meu próximo. Em nome de Jesus. Amém.