“Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem.” (Tt 2.14)
Vemos nas redes sociais exemplos de pessoas que fazem o bem para incentivar outros a fazer o mesmo. Como é bom quando somos úteis e podemos fazer o bem para uma pessoa! Um influenciador digital, que faz ações em benefício de outras pessoas, diz que “os bons são maioria”. Concordando ou não com esse influenciador, fato é que a maldade existente no mundo é o suficiente para que desconfiemos de muitos ou de todos.
Por que Deus nos pede que façamos boas obras? Por que a Bíblia nos fala em cuidar do próximo?
Deus sabe das nossas limitações, mesmo assim ele nos incentiva a vivermos uma vida da melhor maneira possível, lutando contra o pecado e buscando fazer o bem para as outras pessoas. O objetivo não é merecermos as bênçãos de Deus, o que seria impossível devido ao pecado que habita em nós. Por mais bonitas que sejam nossas ações, a ponto de as divulgarmos nas redes sociais, elas são insuficientes para conquistar o céu por meio delas.
As boas obras são uma resposta ao amor que Deus tem por nós. Um amor tão grande a ponto de entregar seu Filho Jesus na cruz por causa de nossos pecados. Jesus pagou o preço para nos livrar da maldade e nos dar uma nova vida. Fazer o bem serve para mostrar que somos “um povo que pertence somente a ele” (Tt 2.14). Dessa forma, pessoas que ainda não creem em Cristo Jesus serão alcançadas pelo amor de Cristo revelado nas ações de seus seguidores, o povo do bem.
Oremos: Senhor Jesus, usa-me como instrumento de cuidado e amor na vida das outras pessoas. Ajuda-me a servir os outros da forma que te agrada. Em teu nome. Amém.
Abiel Lauri Pinnow