Publicado em: 23 de novembro de 2025
Perguntas e respostas

Para: domingo, 23 de novembro de 2025

Texto: Marcos 12.28-37

“Ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.” (Mc 12.34)

Quem ouve palestras talvez já tenha notado que no final existe, em geral, um momento de perguntas e respostas. E quem lê o texto bíblico de Marcos, capítulo 12, fica com a impressão de que está entrando numa sala no momento das perguntas e respostas. O palestrante é Jesus. Depois de dar uma boa resposta a um grupo de pessoas que duvidavam da ressurreição, Jesus ouve a pergunta de um professor da Lei. Ele queria saber qual era o mandamento mais importante da Bíblia. Era um assunto que dividia opiniões. Jesus poderia ter respondido: “Não tem mandamento mais importante, porque todos são importantes”. Mas Jesus deu uma resposta diferente. Uma resposta marcante, que é nossa resposta até hoje: “Ame a Deus, e ame os outros”. O professor da Lei ficou feliz com a resposta, e Jesus disse que ele não estava longe do Reino de Deus. A partir daí, “ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus” (Mc 12.34).

Mas isso não queria dizer que Jesus não podia fazer perguntas. Ele podia fazer e fez uma pergunta. Jesus faz uma pergunta a respeito do Messias, o Cristo. Ele seria filho de Davi? Só filho de Davi? O assunto parece complicado, mas no fundo Jesus queria levar as pessoas a concluir que o Messias, o Cristo, seria bem mais do que um simples descendente do rei Davi. Estava anunciado (no Salmo 110) que o Messias seria o Senhor de Davi!

O que se aprende disso é o seguinte: podemos discutir sobre a lei de Deus e perguntar sobre a importância dos mandamentos, mas o mais importante é chegar até a pergunta de Jesus, a pergunta a respeito do Messias, o Cristo. Quem é ele? Quem é Jesus? Ele é descendente de Davi. Mas ele é bem mais. Ele é Senhor de Davi. Ele é o Filho de Deus. Ele é Senhor. Ele é meu Salvador.

Oremos: Senhor Deus, ensina-nos a conhecer a tua lei, mas acima de tudo a amar e crer em teu Filho Jesus. Amém.