Publicado em: 13 de fevereiro de 2026
Parecidos com Daniel

Para: sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Texto: Daniel 6

“Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve.” (Dn 6.16)

Daniel na cova dos leões é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. Quantas vezes a ouvimos? Quantas vezes nos impressionamos com tanta coragem? Estando há décadas numa terra distante, Daniel permanece fiel, servindo a Deus continuamente, ano após ano, mesmo quando isso pode lhe trazer consequências terríveis.

E não somos só nós que notamos essa persistência de Daniel. Aqueles que o invejavam também notaram. Por isso, viram na devoção de Daniel a possibilidade de o acusarem. Então fizeram com que fosse criada uma lei que colocava o profeta na seguinte situação: cumprir a lei do reino seria contra a vontade do seu Deus. Segundo a lei, ele estava proibido de orar.

Quando descumpre a nova lei injusta, Daniel é acusado. Mas o rei também nota a perseverança de Daniel. Sem poder livrá-lo da cova dos leões, diz: “Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve” (Dn 6.16). Depois de passar a noite em claro, preocupado, o rei vai até a cova e pergunta por Daniel, com esperança de que Deus o tivesse livrado.

Como a situação de Daniel é parecida com a nossa! Não que sejamos tão valentes quanto ele – de pé em meio aos leões – como tantos artistas o imaginaram. Nossa situação é semelhante, isso sim, porque não é algum homem poderoso que pode nos livrar da maior ameaça que enfrentamos. Também não somos nós mesmos que podemos escapar com astúcia ou muito esforço das consequências do nosso pecado. Nós não tínhamos saída alguma, mas o próprio Deus, enviando seu Filho, Jesus Cristo, nos livrou da morte e do inferno.

Oremos: Amado Deus, obrigado pela salvação que temos em Jesus. Ajuda-nos a estarmos continuamente em comunhão com ele. Em nome dele. Amém.