Publicado em: 25 de setembro de 2025
Para sempre

Para: quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Texto: Salmo 146.5-10

“O Senhor será Rei para sempre.” (Sl 146.10)

O povo de Israel no Antigo Testamento viveu em meio a grandes impérios e impiedosos governantes, temidos por suas façanhas e seu poder destruidor. Destacam-se os assírios e os babilônios que trouxeram morte, destruição e exílio para o povo de Deus. Os líderes desses impérios tentaram estender o seu poder sobre todo o mundo conhecido. Queriam eternizar o seu nome através de seus feitos de guerra, construções, sistemas de governo e ideologias, à semelhança de outros líderes ao longo da história. 

No entanto, ao longo da história, o povo de Deus testemunhou a ruína de um império após o outro. O testemunho do Salmo 146 mostra que o que o homem constrói retorna ao pó. Só aquilo que o Senhor edifica permanece para sempre. Diz o salmista: “O Senhor será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente” (Sl 146.10).

Como nosso tempo de vida é limitado a menos de um século, nem sempre conseguiremos ver os poderosos deste mundo sendo destruídos e seus imponentes impérios desfeitos. Por isso é tão importante o testemunho da história do povo de Deus através das gerações, nos assegurando que o Senhor é fiel e que ele triunfará sobre toda maldade e iniquidade.

Jesus eternizou o seu nome ao tornar-se ele mesmo um ser humano qualquer, nascendo de família humilde, em uma estrebaria malcheirosa. Também ao trabalhar como um marceneiro comum e ser tratado pelo império de sua época como um criminoso, sendo crucificado de forma humilhante. Mas o que os poderosos deste mundo jamais imaginaram é que ele ressuscitaria! Esse milagre assegura a qualquer um, em qualquer nação ou império do mundo, que aquele que nele crê não terá o seu nome esquecido e a sua história desfeita, mas reinará com o Senhor eternamente.

Oremos: Obrigado eterno Rei, por lembrares de mim e me salvares. Teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém.