Para: sábado, 27 de setembro de 2025
Texto: João 6.60-69
“Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna.” (Jo 6.68)
É incrível observar as crianças pequenas aprendendo a falar as suas primeiras palavras, basta ver a alegria dos pais quando isso acontece. As crianças aprendem a falar porque elas são ensinadas e estimuladas a isso.
Assim como pais, que estão na expectativa de ouvir dos seus filhos as primeiras palavras, da mesma forma, Deus Pai está ansioso para que nós possamos aprender as palavras que dão vida eterna. O Senhor quer que tenhamos fluência nas suas palavras. Para isso acontecer, precisamos ouvir o que Deus nos diz.
O problema é que, por natureza, temos a inclinação de não querer ouvir o que o Senhor tem a nos dizer. O apóstolo João relata um exemplo da teimosia humana em negar as palavras do Senhor. No capítulo 6 do Evangelho de João, Jesus disse: “Se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida” (Jo 6.53). Em seguida, muitos seguidores começaram a dizer: “O que ele ensina é muito difícil”. Jesus, sabendo que estavam resmungando entre si, perguntou-lhes: “Vocês querem me abandonar por causa disso?” Se fizerem isso, vocês vão deixar de ouvir palavras que são “espírito e vida”.
Infelizmente, alguns abandonaram e deixaram de seguir Jesus e de ouvir os seus ensinamentos. Jesus olhou para os discípulos e perguntou: “Será que vocês também querem ir embora?” Então, Pedro respondeu: “Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna!” (Jo 6.67-68).
Deus enviou o seu Espírito Santo para nos ensinar as palavras que dão vida eterna. Ao longo de nossa caminhada na fé, ele faz isso apontando para o sacrifício de Jesus na cruz e, pacientemente, nos ensina com sua voz essa linguagem, que somente compreendemos pela fé.
Oremos: Obrigado, Senhor, por nos ensinares palavras eternas. Ajuda-nos a falar do teu nome com fé e confiança. Em nome de Jesus. Amém.