Para: terça-feira, 29 de julho de 2025
Texto: Tiago 5.7-12
“Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.” (Tg 5.11)
Muitas são as situações em que nos angustiamos pelas aflições da vida. Ficamos sem esperança e perdemos nossa paciência. Talvez enfermidade, desemprego, separação conjugal, culpas, medo, crise de fé e tantas outras situações vividas – tudo isso deixa o coração amedrontado e impaciente. O seu coração está assim hoje?
Tiago é um apóstolo prático. Ele nos encoraja a ter paciência não somente nas situações atuais, mas “até que o Senhor venha”, “porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia” (Tg 5.7, 11).
O apóstolo Tiago usa o exemplo do lavrador que semeia e aguarda os frutos com paciência. Ele não pode fazer nada além de esperar. Isso é consolador, pois mostra que Deus opera em nós, mesmo quando não somos capazes de fazer tudo.
Tiago lembra que o sofrimento que passamos no presente, por mais difícil que seja, fica longe do que o pobre Jó passou. De uma hora para outra, Jó perdeu bens, família e saúde. Para piorar, ele ainda teve de sofrer com seus próprios questionamentos e a acusação das outras pessoas. Jó soube aguardar a misericórdia de Deus com paciência.
E você? Está passando por momentos difíceis? Deus nos encoraja a aguardar com paciência nas provações. Ele nos dá um motivo a mais para agir assim: Jesus veio e encheu de sentido a vida dos que esperam nele.
Jesus deu sua vida por nós e ressuscitou. Está à direita do Pai de onde virá a julgar os vivos e os mortos. O apóstolo João registra um lembrete de Jesus a nós: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33). E Tiago nos alerta dizendo que Jesus virá logo. Aguardemos com paciência a sua vinda em poder e glória, quando ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima.
Oremos: Senhor Deus, a vida tem suas dificuldades e nós fraquejamos. Dá-nos fé para seguirmos em frente, certos de que tu estás a nos guardar para a vida eterna. Amém.