Para: terça-feira, 12 de agosto de 2025
Texto: Efésios 3.1-13
“E também me deu o privilégio de fazer com que todos vejam como se realiza o plano secreto de Deus”. (Ef 3.9)
Muitos filmes giram em torno de um segredo. Por exemplo, o filme de longa metragem intitulado “Onze homens e um segredo” ficou famoso ao contar a história do personagem principal que reúne onze homens para executar um plano secreto. Para o plano funcionar bem, manter o segredo era primordial.
Na Bíblia conhecemos outro segredo que, ao contrário daquele do filme, precisa ser revelado. Se a história bíblica fosse um filme, poderíamos chamá-lo tranquilamente de “Treze homens e um segredo”, pois o personagem principal, Jesus Cristo, chamou um grupo de doze homens, os discípulos, e mais tarde chamou também o apóstolo Paulo para espalhar a boa notícia da salvação que nos alcançou por meio da vida e morte de Cristo.
Deus revelou seu plano secreto a Paulo, para que ele o compartilhasse com todos. Por isso Paulo diz que Deus “também me deu o privilégio de fazer com que todos vejam como se realiza o plano secreto de Deus” (Ef 3.9). O segredo de Deus precisa ser revelado a todo mundo.
E qual é esse segredo? Resumindo, crendo em Jesus como nosso Salvador não precisamos ter medo da condenação que merecemos por sermos pecadores, mas somos perdoados, recebemos vida nova e salvação eterna, sendo incluídos no plano de salvação do Deus que nos ama.
Hoje, todos os que creem em Jesus fazem parte da sua equipe de “agentes” que revelam ao mundo, com palavras e ações, o segredo da sua salvação completa, gratuita e eterna.
Que esse segredo mude a sua vida e capacite você a participar desse grupo de pessoas imperfeitas, porém perdoadas por Deus, que mostram aos outros pecadores onde encontrar a maior riqueza: o tesouro da salvação eterna.
Oremos: Senhor Deus, obrigado porque em Cristo me incluíste no teu plano de salvação. Quero agora revelar esse segredo a todos. Em Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.