Para: domingo, 5 de outubro de 2025
Texto: Marcos 9.14-29
“Tudo é possível para quem tem fé.” (Mc 9.23)
Talvez você já tenha ouvido falar em “fé poderosa”. Há quem pense, por exemplo, que a fé dos pastores seja mais poderosa do que a dos demais cristãos e que, se o pastor orar, Deus ouvirá e atenderá ao pedido em menos tempo. As palavras de Jesus ao pai de um menino endemoniado parecem apontar para uma tal fé poderosa, pois o Salvador afirmou com todas as letras que “tudo é possível para quem tem fé” (Mc 9.23).
Precisamos, porém, conhecer qual é o valor da fé nas nossas orações. A fé em si não tem poder para que as coisas que pedimos aconteçam. O valor dela é outro. Por meio da fé colocamos todas as coisas nas mãos de Jesus. Com ele está o poder e ele o emprega segundo sua vontade. Seu grande poder se manifestou na cura do menino endemoniado. O pai dele buscou o socorro de Jesus em fé e viu atendida sua súplica. E não era um pastor ou alguém do grupo dos religiosos da época. Mas era um homem de fé, que o levou a entregar aos cuidados de Jesus aquele filho que sofria os terrores da possessão por um espírito maligno.
Duas consoladoras verdades tiramos das palavras e da ação de Jesus na cura do menino. Primeira: ninguém está mais autorizado a orar do que outra pessoa. O amor do Salvador aguarda qualquer súplica de quem a ele busca em fé, em total confiança. Assim, você tem caminho livre a Jesus a qualquer momento para chegar junto dele com suas cargas e súplicas.
Segunda verdade: as coisas colocadas nas mãos de Jesus estão no lugar certo. Delas o Senhor cuidará com amor e poder, a seu tempo e a seu modo, tal como fez com o menino que estava possuído por um demônio. Essa certeza nos estimula a abrir o nosso coração a Jesus, não importa o que esteja dentro dele. Nas mãos de Jesus tudo está no lugar certo.
Oremos: Senhor Deus gracioso, mantém-nos em permanente confiança de que podemos deixar nas mãos de Jesus todas as coisas. Em nome do Salvador. Amém.