Publicado em: 09 de agosto de 2025
O nome do nosso amigo Jesus

Para: sábado, 09 de agosto de 2025

Texto: Efésios 2.18-22

“É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai.” (Ef 2.18)

Amigo é aquela pessoa que sempre está disposta a ouvir e a ajudar. Em alguns casos são os amigos que emprestam seu nome para que se tenha portas abertas. Isso pode ocorrer quando se busca um emprego, para dar credibilidade a uma negociação, ou, ainda, quando é preciso ter acesso a um lugar ou a uma pessoa. Dessa forma, o nome de um amigo dá segurança e confiança às partes. Por isso, o nome de um amigo pode ser um elo de confiança e familiaridade.

Jesus chamou seus seguidores de amigos. Isso significa que ele lhes deu acesso ao Pai. Isso é significativo para nós porque não temos acesso direto a Deus. A maldade humana estabelece uma separação entre o Deus Todo-Poderoso e o ser humano. Foi preciso que alguém construísse a ponte para se ter acesso ao Pai. Não há atalhos. O “currículo” de boa pessoa não faz diferença. A nossa palavra não vale nada perante Deus. Esse acesso ao Pai só o amigo certo pode nos conceder.

Jesus é o nome pelo qual podemos nos aproximar do Pai. Isso é o que diz a Bíblia: “É por meio de Cristo que todos nós podemos ir, pelo poder do Espírito, até a presença do Pai” (Ef 2.18). Jesus nos concede o seu nome no batismo. Jesus nos dá uma nova vida, somos declarados filhos de Deus e recebemos permissão para ir até ele.

Pode ser que os amigos deste tempo nos emprestem o nome para nossas necessidades, mas não podemos falhar usando-os de má forma. Jesus nos empresta o seu nome para termos acesso ao Pai, justamente porque falhamos. Jesus é o nosso melhor amigo, o qual entregou sua vida para que nos tornássemos aceitáveis ao Pai.

Oremos: Pai celeste, venho a ti porque Jesus me permitiu usar o seu nome. Dá-me da tua graça. Enche-me de esperança pela vinda do teu Filho, para que, um dia, eu possa vê-lo face a face. Em nome dele.  Amém.