Para: domingo, 21 de dezembro de 2025
Texto: Lucas 1.46-56
“A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.” (Lc 1.47)
No Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 46 a 56, está registrado um belíssimo texto chamado de Magnificat (que significa “magnífico” em latim), que é o “Cântico de Maria”. Existem muitos textos e músicas escritas sobre essas palavras de Maria. Realmente é uma linda canção de alguém que se coloca na dependência de Deus e se dispõe a servir a esse Deus. Maria reconhece o Deus que está vindo para salvar os humildes, pobres e oprimidos, enquanto derruba os poderosos e despede de mãos vazias aqueles que se acham ricos. Ela se diz agradecida a Deus porque ele se lembrou dela, mesmo sendo uma humilde mocinha pobre a quem muitos não davam valor, ainda mais em uma sociedade na qual as mulheres não tinham muitos lugares de atuação.
Foi justamente na humildade de Maria que Deus pôde trabalhar e atuar. Sendo uma humilde serva, Deus sabia que ela estaria pronta para servir a ele. Dessa forma, há uma frase de Maria que não deve ser esquecida. É o início de seu cântico, que diz: “A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador” (Lc 1.47).
Maria engrandece a Deus, está alegre por causa dele e reconhece que ele é o seu Salvador. Este ponto é primordial para todos nós que vivemos neste mundo: precisamos ter a humildade necessária, assim como a mocinha Maria teve, de reconhecer que Deus, em Cristo Jesus, o menino de Belém, é nosso Salvador. Menino Jesus que nos salvou de todos os nossos pecados e nos deu a vida eterna no céu.
Cristo nos chama neste Natal para nos colocarmos em total dependência de Deus e reconhecermos tudo o que ele fez, faz e fará por nós em todos os dias do ano que virá.
Oremos: Muito obrigado, Senhor, por teres enviado o Salvador ao mundo. Muito obrigado porque posso confessar que Jesus é meu Salvador que me salvou de todos os meus pecados. Em nome de Jesus. Amém.