Para: sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Texto: Gênesis 9.8-17
“Vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo.” (Gn 9.13)
Não há pessoa no mundo que não se encante com um lindo arco-íris. Mas muito mais que beleza, ele traz uma mensagem consoladora.
O arco-íris recebe um importante significado após o episódio do dilúvio. O texto bíblico de Gênesis diz que “o Senhor ficou tão triste e com o coração tão pesado” (Gn 6.6) com tanta maldade humana, que Deus tomou a séria decisão de enviar o dilúvio. Esse relato demonstra o quanto o pecado incomoda a Deus e consegue atrapalhar todo o seu propósito com a criação. Isso continua assim até hoje. Vemos o pecado corrompendo toda a humanidade e todos se corrompendo uns aos outros.
E o arco-íris? Após o dilúvio, Deus faz com Noé e sua família uma aliança consoladora: “Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. Vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo” (Gn 9.11, 13). Que significado consolador o arco-íris passou a ter desde então! Infelizmente, a maldade do ser humano continua tão ruim quanto na época do dilúvio. Merecemos castigo e condenação. Mas o consolo do arco-íris aponta para Deus e sua aliança conosco: Deus continua sendo misericordioso e quer misericórdia!
Vislumbre cada arco-íris. O seu consolo vale ainda hoje: aponta para a compaixão de Deus. Jesus Cristo é a nossa segurança. Sobre ele caiu todo o pecado do ser humano e a cruz é o “novo arco-íris” da misericórdia e do propósito de Deus em criar novos céus e nova terra. Cristo nos garante a graça e o amor do Senhor. Podemos confiar no seu cuidado conosco. Que belo consolo!
Oremos: Amado Deus, o nosso pecado nos traz dor e castigo. Mas a tua aliança conosco é consoladora. Ajuda-nos a compartilhar as tuas promessas, porque o acordo que fizeste conosco é uma nova aliança de vida – vida em Cristo. Amém.