Publicado em: 01 de junho de 2025
Não seja mercenário

Para: domingo, 1 de junho de 2025

Texto: João 10.11-18

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Um empregado trabalha somente por dinheiro.” (Jo 10.11-12)

Imagine que você precisa fazer uma cirurgia de emergência. No hospital, ouve que o médico designado só trabalha pelo dinheiro. Como você se sentiria? Infelizmente, vivemos em uma sociedade que cada vez mais entende o trabalho somente como um meio de se obter dinheiro. Porém, um mundo onde as pessoas agem somente por interesse é cheio de egoísmo e sofrimento.

Nos tempos bíblicos, ser pastor de ovelhas parecia uma tarefa fácil. Eles andavam pelos campos, apoiados em seus cajados e repousando tranquilamente entre o rebanho. No entanto, havia algumas dificuldades: os bons pastores cuidavam para que as ovelhas não se afastassem, buscavam as fugitivas, tratavam as doentes e lutavam com feras para defender o rebanho. Existe diferença entre o mercenário, que faz o seu trabalho quando há vantagem, e o bom pastor, que ama e se importa com as ovelhas.

Que sacrifícios você precisa fazer em seu trabalho para que as pessoas sejam favorecidas? Quais atitudes você tem tomado por amor, sem levar vantagem alguma?

Jesus mostrou o que significa amar e cuidar das pessoas até as últimas consequências. Para nos livrar da morte, ele dedicou-se integralmente, cumprindo toda a lei. E, por fim, entregou a sua vida na cruz. Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).

Em uma sociedade na qual os interesses pessoais dominam, o evangelho conduz a uma lógica diferente. O Criador do Universo veio ao mundo para servir. De forma que, tendo sido servido por ele, você também deve se dedicar, fazendo de coração o seu trabalho. Deus sustenta e preserva o mundo por meio das mãos dos trabalhadores.

Oremos: Querido Deus, agradeço-te porque Jesus é o Bom Pastor que deu a vida por mim. Que o teu Espírito Santo me inspire a trabalhar com dedicação, ajudando as pessoas que tu colocaste em minha vida. Por Jesus. Amém.