Publicado em: 24 de outubro de 2025
Não estamos sozinhos

Para: sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Texto: Gênesis 2.18-25

“Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” (Gn 2.18)

Confiar que não estamos sozinhos é algo confortador. Aliás, o ser humano não foi criado para viver na solidão. O texto bíblico de Gênesis afirma: “Não é bom que o homem viva sozinho” (Gn 2.18). Essas palavras foram ditas por Deus após a obra da criação. Adão, o primeiro homem, estava no paraíso e recebeu de Deus a ordem de cuidar e fazer plantações no jardim criado pelo Senhor. E assim o homem vivia em plena comunhão com o seu Criador.

Mas não é bom que o homem viva sozinho, diz Deus. Não é bom que o homem viva sem uma companheira que o ajude como se fosse a sua outra metade. Então Deus cria para Adão a mulher e abençoa a união dos dois com a possibilidade de terem muitos e muitos filhos. Assim, pessoalmente, Deus realizou o primeiro casamento e constituiu a primeira família.

Infelizmente, o casamento não tem sido valorizado no mundo de hoje. Alguns casam para ver se “vai dar certo”. Outros tantos cometem adultério ou procuram por prostituição. E com isso o divórcio tem sido a opção de muitos, porém, não é a opção de Deus.

Felizmente, Jesus entregou a sua vida na cruz, morreu para reconciliar a humanidade com Deus e restabelecer os relacionamentos aqui estremecidos ou até mesmo rompidos. Na vida conjugal podemos confiar na presença de Deus junto do casal e da família.

Não é viver sozinho. E não estamos sozinhos. Deus diz: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Deus está presente abençoando o casamento e a família. Deus está presente abençoando a cada um individualmente também. Não estamos sozinhos porque Deus nunca nos abandonará.

Oremos: Senhor, obrigado por não vivermos sozinhos. Obrigado por estares conosco todos os dias. Abençoa, diariamente, o casamento e as famílias. Em nome de Jesus. Amém.