Publicado em: 14 de outubro de 2025
Não desanimem

Para: terça-feira, 14 de outubro de 2025

Texto: Tiago 5.1-12

“Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo.” (Tg 5.8)

As injustiças tiram o ânimo de qualquer pessoa. Ser enganado e explorado é revoltante. Você já passou por situações assim? Já se sentiu assim? Então saiba que Deus está atento a essas coisas. Em sua Epístola, no capítulo 5, Tiago acusa aqueles que viviam só para juntar riquezas por meio da exploração de seus semelhantes. O apóstolo Tiago chega a dizer que “os gritos dos que trabalham nas colheitas (os explorados) têm chegado até os ouvidos de Deus” (Tg 5.4). Através do apóstolo, Deus também diz que eles não terão benefício, pois: “As suas riquezas estão podres, e as suas roupas finas estão comidas pelas traças. O seu ouro e a sua prata estão cobertos de ferrugem” (Tg 5.2-3).

Muitos injustiçados desanimavam na fé e já não confiavam nas promessas de Deus. O apóstolo procurou animá-los, dizendo: “Tenham paciência até que o Senhor venha” e “não desanimem, pois o Senhor virá logo” (Tg 5.7-8). Essas promessas apontam para o dia da volta de Jesus e para o juízo final. Nós não conhecemos o tempo de Deus e não sabemos quando será esse dia. Contudo, precisamos lembrar que Jesus vem a nós continuamente. Todas as vezes que ouvimos a pregação da Palavra, Jesus fala ao nosso coração e nos consola, dizendo: “Não desanimem”.

O conforto que Cristo nos dá ganha ainda mais importância ao sabermos que ele foi a pessoa mais injustiçada neste mundo. Ele, “um homem bom em favor dos maus” (1Pe 3.18). Ele assumiu o pecado e a culpa de todos os pecadores e assim ele nos conduziu a Deus. Firmados em Jesus teremos forças, ânimo e coragem para viver e aguardar o feliz dia do encontro com o Salvador no céu.

Oremos: Gracioso Deus, não permita que as injustiças deste mundo nos desanimem. Dá-nos paciência e firmeza de fé em meio às provações. Em nome de Jesus. Amém.