Para: quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Texto: Marcos 9.30-32
“Eles não entendiam o que Jesus dizia, mas tinham medo de perguntar.” (Mc 9.32)
Numa sala de aula, a cena é bem comum. O professor explica a lição do dia e, depois de terminar, pergunta aos estudantes: “Vocês entenderam?” Os alunos se entreolham e respondem hesitantes: “Sim, entendemos”. O problema é que a maioria não entendeu nada! Por que ocultamos as dúvidas e temos medo de fazer perguntas? Geralmente, temos receio de ser chamados de “burros” ou de receber uma reprimenda do professor por não estarmos atentos à aula.
Jesus não era professor em sala de aula, mas estava sempre ensinando aos seus discípulos. E por diversas vezes, ele comenta sobre a necessidade da sua morte e ressurreição. Semelhantes aos estudantes, os seus discípulos “não entendiam o que Jesus dizia, mas tinham medo de perguntar” (Mc 9.32). Apesar de todo o tempo em que conviveram com ele, parece que eles ainda não haviam entendido que Jesus teria que se sacrificar por eles e pela humanidade. Os discípulos não conseguiam acreditar que Jesus, com todo o poder demonstrado em milagres, se entregaria passivamente para morrer. Não fazia muito tempo, o apóstolo Pedro havia sido repreendido por Jesus: “Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa” (Mc 8.33).
O fato é que o ser humano natural não consegue entender os eventos da paixão de Cristo e, ao mesmo tempo, evita temas desagradáveis, como a morte. Justamente para mudar essa perspectiva que aterroriza, Deus se tornou um ser humano em Jesus Cristo para que, através da sua morte e ressurreição, pudéssemos encontrar coragem para enfrentar os nossos medos. Que maravilhoso é hoje poder entender, sem medo, tudo o que ele fez para nos trazer alívio, perdão, paz e salvação.
Oremos: Senhor Jesus, obrigado por cumprires a tua missão entregando a tua vida por nós. Não merecíamos, mas o fizeste por amor a nós. Em teu nome. Amém.