Para: segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Texto: Efésios 4.17-24
“Mas não foi essa a maneira de viver que vocês aprenderam como seguidores de Cristo.” (Ef 4.20)
A maneira de viver é um tema recorrente em nossas conversas. Certamente já ouvimos e falamos sobre ele inúmeras vezes. Existem muitas e variadas “maneiras de viver” no mundo de hoje. Desde a mais tradicional até a mais extravagante possível. Num mundo onde a “ostentação” dita moda e “ter” é mais do que “ser”, a “maneira de viver” é, na maioria das vezes, moldada e copiada principalmente das redes sociais.
A pergunta é: e como fica a questão da formação educacional familiar? Deixada de lado, muitas vezes! E a espiritual, então? Em situação mais delicada ainda! E é nesse contexto que o apóstolo Paulo faz um alerta especial, registrado em sua Carta aos Efésios: “Não foi essa a maneira de viver que vocês aprenderam como seguidores de Cristo” (Ef 4.20). Como membros da família de Deus, parte do “Corpo de Cristo”, só temos uma opção de “maneira de viver”: a do próprio Cristo!
Ele carregou nossos pecados e morreu na cruz para nos conceder perdão. A partir da fé em Cristo, nossa maneira de viver se fundamenta na sua cruz. O apóstolo Paulo explica essa nova maneira de viver: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza, e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele” (Ef 4.23-24). Ou seja: é o Espírito Santo que nos molda à verdadeira “maneira de viver”. Por meio de Jesus temos o perdão para os nossos pecados e a força para viver como filhos de Deus.
Oremos: Amado Salvador Jesus, somos imensamente gratos pelo teu imenso amor por nós. Continue conosco, pelo teu Espírito Santo, transformando nossa “maneira de viver” como filhos amados e consagrados ao Pai. Em teu nome. Amém.