Publicado em: 31 de julho de 2025
Justiça de Deus

Para: quinta-feira, 31 de julho de 2025

Texto: Salmo 85.8-13

“Na verdade, Deus está pronto para salvar os que o temem a fim de que a sua presença salvadora fique na nossa terra.” (Sl 85.9)

Você tem parado para ouvir a voz de Deus? Ao estudarmos a Bíblia, ouvimos a voz mansa e amorosa de Deus, que nos promete paz e ao mesmo tempo nos adverte para não voltarmos à loucura, isto é, ao pecado (Sl 85.8). O autor do Salmo 85 é uma pessoa que crê em Deus e que ouve o que Deus tem a dizer. Ele diz que “Deus está pronto para salvar os que o temem a fim de que a sua presença salvadora fique na nossa terra” (Sl 85.9).

O Salmo 85 descreve de forma muito bela a plenitude da salvação. No versículo 10, o salmista diz que “o amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão”. Mas, onde isso aconteceu? Na cruz de Jesus Cristo, onde Deus foi, ao mesmo tempo, o justo juiz e o Deus que perdoa e salva. Na cruz, Deus aplicou o julgamento justo sobre o pecado, punindo a Jesus em nosso lugar; e, ao mesmo tempo, ele foi misericordioso com os pecadores, perdoando seus pecados. Dessa forma, na cruz, a justiça de Deus foi cumprida e ali fomos “aceitos por Deus pela nossa fé nele”. A partir disso, “temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).

Outra bela imagem do Salmo 85 é a descrição da verdade como algo que brota da terra. Se considerarmos que a verdade de Deus é trazida a nós por Jesus Cristo, podemos dizer que Jesus faz a verdade “brotar da terra”. Assim, em Jesus e sua obra, o céu e a terra trabalham juntos para garantir a nossa salvação (Sl 85.11). Jesus é a própria justiça de Deus que floresce e ganha livre curso no mundo. Nesse sentido, somos tornados justos pela fé, isto é, ao crer em Jesus, recebemos o perdão de pecados que Cristo fez brotar da cruz. Assim, em Jesus, nossos olhos podem testemunhar a união dos interesses do céu e da terra na missão de nossa redenção.

Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, por teres destruído o pecado, a morte e o inferno. Em teu nome. Amém.