Para: sábado, 25 de outubro de 2025
Texto: Hebreus 2.14-18
“E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.” (Hb 2.18)
A definição do termo “empatia” é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria. Por exemplo, ao saber que uma pessoa sofreu bullying podemos ter empatia por ela tentando entender o que ela sentiu ao sofrer com o episódio. Empatia, então, é colocar-se junto do outro, fazer-se igual ao outro para auxiliá-lo.
Jesus se coloca ao nosso lado. Jesus conhece a nossa dor, pois ele se tornou igual a nós. Ele se fez carne e habitou entre nós. Ele assumiu a nossa natureza humana, de carne e osso, para poder morrer e assim derrotar o Diabo, que tem poder sobre a morte.
Sendo de natureza humana, Jesus sofreu como nós sofremos, teve fome, teve sede, sentiu dor, chorou, alegrou-se. Assim como nós, Jesus também foi tentado pelo Diabo. A diferença é que ele não pecou. O Evangelho de Mateus, capítulo 4, versículos 1 a 11, relata a tentação sofrida por Jesus e sua vitória sobre o Diabo. Jesus, firmado na Palavra de Deus, resistiu à tentação.
Ao se tornar um ser humano, ele se colocou ao nosso lado para nos ajudar, pois se fez um de nós. Dessa forma, ele sabe o que é sofrer e sabe o quanto nós sofremos. Ao morrer na cruz, Jesus disse: “Está consumado”, sinalizando que nossas dívidas com Deus estavam canceladas, quitadas pelo sacrifício. Ali, na cruz, Jesus assumiu a nossa culpa para aliviar a nossa dor. Na cruz, a vitória de Jesus sobre o Diabo e a morte se tornaram nossa vitória. Assim sendo, se você está sofrendo ou se você luta contra as tentações, saiba que a vitória já é sua em Cristo Jesus. Vitoriosos, podemos nos colocar ao lado do outro, testemunhando do amor de Jesus para aliviar as dores do mundo.
Oremos: Senhor Deus, agradecemos por tua misericórdia, por estares ao nosso lado e teres morrido por nós, dando-nos o perdão, a vida e a salvação. Dá-nos empatia. Em nome de Jesus. Amém.