Publicado em: 16 de outubro de 2025
Gratidão a Deus

Para: quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Texto: Salmo 104.27-35

“Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; cantarei ao meu Deus a vida inteira.” (Sl 104.33)

Gratidão é o sentimento esperado de alguém a quem ajudamos, por quem nós lutamos e por quem nos dedicamos. Por isso, como dói a ingratidão! Como nos machuca quando alguém a quem ajudamos nos vira as costas e faz de conta que tudo o que fizemos por ela foi insignificante e sem importância. 

O autor do Salmo 104, ciente de que nós não sobrevivemos sozinhos aqui no mundo, nos convida a sermos gratos a Deus por tudo o que recebemos dele a cada dia. Especialmente, porque sem a ação e o cuidado de Deus, nós não conseguiríamos sobreviver aqui no mundo. Todos dependem de Deus para ter o alimento e todo o necessário para sustentar a vida, conforme afirmou o reformador Lutero: “As criaturas são apenas a mão, o canal e o meio através de que Deus tudo concede, assim como dá seios e leite à mãe para dá-los à criança e dá grãos e toda espécie de frutos da terra para alimentação. Criatura nenhuma pode produzir, por si mesma, um só que seja desses bens.”

Diante do reconhecimento do cuidado e da providência de Deus para com toda a criação, o salmista nos convida a louvar, cantar e agradecer por todas as bênçãos derramadas por Deus sobre o seu povo, dizendo: “Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; cantarei ao meu Deus a vida inteira” (Sl 104.33).

Além de todas as bênçãos materiais que recebemos de Deus a cada dia, ainda recebemos a maior de todas: o perdão de todos os nossos pecados e a salvação eterna através da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que morreu por nós na cruz. Por isso, como seus filhos, podemos louvá-lo e agradecer por tudo o que ele tem nos dado a cada dia. Que esse sentimento de louvor e gratidão esteja em nosso coração por todos os dias de nossa vida.

Oremos: Bondoso Deus, desperta em nós um coração agradecido por tudo o que recebemos de ti a cada dia. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.