Para: sábado, 20 de setembro de 2025
Texto: Efésios 6.10-20
“Não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal, os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso, peguem agora a armadura que Deus lhes dá.” (Ef 6.12-13)
No final de sua Carta aos cristãos de Éfeso, o apóstolo Paulo lhes dá diversos conselhos práticos para permanecer e crescer na fé em Cristo. Paulo lhes escreve da cadeia, de onde aguardava sua audiência com o imperador, por cumprir o chamado de Jesus para anunciar o evangelho. Entre as recomendações de Paulo, destacam-se duas:
A primeira é esta: “Não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal, os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão” (Ef 6.12). Se Paulo vivesse hoje, era como se ele dissesse: escolha suas batalhas; saiba que não estamos lutando contra seres humanos, mas contra o próprio mal, este mesmo mal que se manifesta em nós e ao nosso redor sob a forma do egoísmo, da inveja, da infidelidade, da falsidade e do desamor. É contra isso que necessitamos travar uma batalha diária, buscando evitar que a escuridão deste mundo nos domine e nos destrua.
Mas como podemos estar preparados para vencer as forças do mal? Aí vem a segunda recomendação de Paulo: “Peguem agora a armadura que Deus lhes dá” (Ef 6.13). Não temos forças suficientes para vencer o mal, com o qual tantas vezes somos coniventes. Por isso, usemos os recursos que Deus mesmo nos dá: o cinturão da verdade, a couraça da justiça, os calçados da prontidão para anunciar o evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito Santo, que é a Palavra de Deus.
Paulo vestiu essa armadura e escolheu anunciar a salvação em Jesus como a batalha de sua vida. Prova disso é que Paulo não pediu a Deus para poupar sua vida, mas para Deus lhe dar coragem para proclamar até diante do César, em Roma, que Jesus Cristo é o verdadeiro Senhor de tudo e de todos.
Oremos: Querido Deus, reveste-me com a tua armadura e que eu dedique a minha vida para anunciar a todos o teu amor. Em nome de Jesus. Amém.