“Não tenha medo, pois eu estou com você.” (Is 43.5)
O medo invade a mente de todas as pessoas. Ninguém deve se iludir e afirmar: “Não tenho medo de nada!” Desde a desobediência do ser humano praticada contra as ordens do seu Criador, o medo acompanha todos.
Do que você tem medo? Da violência, da pobreza, da doença, da velhice, do luto, da morte, das incertezas do amanhã? O profeta Isaías foi usado por Deus para levar encorajamento ao povo de Israel que vivia sob ameaça do domínio estrangeiro. A Babilônia estava subjugando as nações ao redor de Israel e o temor de uma invasão era grande em Jerusalém. Diante desse iminente perigo, Deus manda Isaías anunciar que eles têm um Senhor e protetor que os salvará: “O Senhor Deus, que o criou, diz: ‘Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu’” (Is 43.1).
Passa ano, passam séculos, e as coisas se repetem. Enquanto o pecado existir, o ser humano continuará mergulhado em problemas. As consequências trágicas do pecado, irradiando o ódio e a cobiça pelo poder, prosseguirão espalhando medos e terrores.
No passado, o povo ouviu do profeta Isaías esta mensagem encorajadora: “Não tenha medo, pois eu estou com você” (Is 43.5). Hoje nós temos também uma consoladora promessa do Filho de Deus, que foi feito ser humano e sacrificou-se pelos nossos pecados, triunfando sobre o inferno e a morte. Ele nos garantiu: “Quem vive e crê em mim, nunca morrerá!” (Jo 11.26).
Como um pai amoroso, o Senhor nunca se esquece de nós e cuida de todos com muito amor. Então, pratiquemos o que Davi nos aconselha: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37.5).
Oremos: Senhor Deus, tu me proteges e me diriges. Certamente a tua proteção e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. Amém.
Alaor Güths dos Santos