Para: segunda-feira, 01 de dezembro 2025
Texto: Malaquias 1.1-5
“O Senhor diz ao seu povo: — Eu sempre amei vocês. Mas eles perguntam: — Como podemos saber que tu nos amas?” (Ml 1.2)
Existe uma imagem com uma frase no formato de uma cruz, que diz o seguinte: “Eu sempre achei que o amor tinha o formato de um coração. Mas, na verdade, ele tem o formato de uma cruz”. Essa frase expressa muito bem a maneira e o quanto Deus ama todas as pessoas através do seu Filho Jesus.
Em Malaquias, capítulo 1, versículo 2, Deus declara o seu amor ao seu povo escolhido, dizendo: “Eu sempre amei vocês”. Mesmo assim o povo questiona Deus: “Como podemos saber que tu nos amas?”
Como consequência e justificativa de sua rebelião contra Deus, os seres humanos questionam o seu amor. Isso geralmente acontece quando passamos por grandes problemas. Também ocorre quando a fé em Cristo está vulnerável e é atacada por dúvidas sobre a veracidade e utilidade da Palavra de Deus.
O pecado é outro elemento que faz as pessoas questionarem o amor de Deus. Essa era a situação em que se encontrava o povo de Deus no tempo do profeta Malaquias. A desobediência aos mandamentos havia esfriado e endurecido o coração das pessoas do povo de Deus, a ponto de se tornarem insensíveis ao seu amor. Conosco não é diferente: a acomodação a uma vida repleta de erros e sem arrependimento pode bloquear a percepção do amor de Deus na nossa vida.
Apesar de toda a rebelião, Deus conserva o seu amor imutável pelos pecadores. Ele demonstrou esse amor, decisivamente, quando Cristo morreu na cruz por todos. Através de Cristo, Deus oferece perdão das culpas e reconciliação. Quando nos perguntamos se Deus nos ama, a Palavra de Deus aponta para o maior sinal de amor: a cruz de Cristo, que nos revela que Deus escolheu amar a todos.
Oremos: Obrigado, Senhor, por teu amor revelado no teu Filho Jesus! Que a tua Palavra nos fortaleça na fé em Jesus e no amor a ti. Em nome de Cristo. Amém.