Para: quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Texto: Salmo 85.1-7
“Ó Senhor Deus, tu tens sido bom para a tua terra.” (Sl 85.1)
É comum ouvirmos pessoas afirmarem que Deus é bom. E isso é verdade. Mas por que ele é bom? Muitos dizem que Deus é bom, porque aconteceram coisas boas na vida delas ou porque Deus atendeu a algum pedido delas. Isso também pode ser verdade. Mas será que podemos perceber a bondade de Deus além dessas coisas?
Certamente sim. O Salmo 85 diz assim: “Ó Senhor Deus, tu tens sido bom para a tua terra” (Sl 85.1). E segue explicando a bondade de Deus de forma mais profunda. Diz o Salmo que Deus perdoou os pecados do povo, não olhou para as suas maldades e acalmou o seu furor. Temos muitos motivos para dizer que Deus é bom. Porém, nada é maior do que poder dizer que Deus nos ama e nos perdoa. Pois, sem o perdão, os pecados estabelecem uma dívida diante de Deus. Mas quando Deus perdoa, a dívida está quitada.
E como Deus fez isso? Ele enviou o seu Filho Jesus que, com seu sofrimento e morte na cruz, pagou a nossa dívida. A morte de Cristo na cruz também apagou o furor de Deus sobre nossos pecados.
Mas o Salmo também fala da ira de Deus como um fato preocupante. Sim, apesar do perdão de Deus, continuamos sendo pecadores e pecando diariamente. Deus é amoroso e sempre é bom, mas ele não tolera o pecado. Por isso precisamos voltar para Deus, reconhecer nossos pecados e pedir perdão a ele.
Às vezes nos faltam forças para isso, é verdade. E às vezes temos medo de que Deus nos castigue. Porém, quem coloca sua vida diante de Deus, em arrependimento e fé em Jesus, tem o amor de Deus como a maior força. Em Cristo Jesus, que sofreu e morreu pelos nossos pecados, ele nos amou e continua mostrando o seu amor, porque ele sempre é bom.
Oremos: Bondoso Deus, a tua bondade não tem limites. Diariamente tu nos amparas. Em nossos momentos de fraqueza e dúvidas, conforta-nos com a certeza de que teu Filho Jesus pagou pela culpa dos nossos pecados. Amém.