Para: sábado, 20 de dezembro de 2025
Texto: Hebreus 10.5-10 (Tomé, apóstolo)
“E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.” (Hb 10.10)
Estamos nos dias de Natal e a mensagem central é que o menino Jesus é o Filho de Deus que se fez gente e veio habitar conosco. Andou em nosso meio, viveu como todos viviam naquele tempo. Mas você já se deu conta do porquê de Deus ter nascido como ser humano e, depois de 33 anos vivendo neste mundo, ter tido uma morte tão terrível na cruz do Calvário?
Antes da vinda de Jesus, o povo de Israel oferecia sacrifícios continuamente a Deus. Matavam animais e queimavam parte deles como oferta a Deus. Faziam isso individual e coletivamente. Os sacerdotes de então faziam isso também anualmente para pagar pelos pecados. Matavam um cordeiro macho, sem defeito e, em meio a todo um ritual que era feito, pediam a Deus perdão pelos pecados de todo o povo. Mas isso tinha que ser feito sempre, a cada ano.
Esse sacrifício diário ou anual nunca iria aplacar a ira de Deus devido ao pecado do povo. Isso só aconteceria através de um sacrifício perfeito, definitivo e realizado por um ser humano, visto que foram os seres humanos que pecaram e ficaram sob a ira de Deus.
Assim, como não há um ser humano perfeito para passar pelo sacrifício em lugar de todos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, isso mesmo, o Deus-homem, para oferecer um sacrifício perfeito, para sempre. Como diz em Hebreus, capítulo 10, versículo 10: “E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo”. Por isso, neste Natal, festeje a data com dor no coração por Cristo ter morrido na cruz por você, mas também com imensa alegria, porque Deus Pai aceitou o sacrifício dele em lugar de cada um de nós.
Oremos: Querido Deus e Pai, obrigado por teres aceitado o sacrifício de teu Filho Jesus em meu lugar. Perdoa-me por ter sido culpado da morte de teu Filho. Em nome de Jesus. Amém.