Publicado em: 19 de setembro de 2025
Deus nos dá sua Palavra e seus ouvidos

Para: sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Texto: Deuteronômio 4.1-9

“Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o Senhor, nosso Deus, fica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a sua ajuda.” (Dt 4.7)

O livro de Deuteronômio registra os últimos ensinos de Moisés. Israel estava nas campinas de Moabe, apenas esperando a ordem de Deus para cruzar o rio Jordão e entrar na Terra Prometida.

O maior risco em Canaã era Israel quebrar a aliança com o Deus verdadeiro e adorar divindades pagãs cultuadas pelos cananeus. Daí Moisés insistir tanto em que o povo se mantivesse fiel ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Para animar o seu povo a permanecer fiel, Moisés lhes diz: “Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o Senhor, nosso Deus, fica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a sua ajuda” (Dt 4.7).

Deus sempre esteve perto do seu povo. Na saída do Egito, de dia Deus acompanhava o povo numa coluna de nuvens, protegendo-os do calor escaldante do deserto e, de noite, numa coluna de fogo, amenizando o frio. Nos 40 anos de caminhada a Canaã, não lhes faltou comida nem água, e nem mesmo as roupas e as sandálias dos israelitas envelheceram.

Recordar a presença e o cuidado de Deus ao longo da jornada já devia ser estímulo suficiente para que Israel e nós perseveremos na fé. Mas como nos apegamos tão fácil a Deus em tempos difíceis e dele tão facilmente nos esquecemos em tempos de bonança, a Bíblia sempre nos lembra de que existe um Deus que se importa tanto conosco que conosco caminha ainda hoje na pessoa do Salvador Jesus, o Emanuel, o Deus-conosco.

Derramar o nosso coração perante Jesus em oração e ouvir a sua doce voz no evangelho é perseverar na fé e caminhar com Jesus rumo à Canaã celestial. Como somos felizes por termos um Deus assim próximo de nós, um Deus que, como disse um teólogo evangélico, “além de sua Palavra, também nos dá os seus ouvidos” (Bonhoeffer).

Oremos: Querido Deus, obrigado por me dares a tua Palavra e os teus ouvidos para me animarem ao longo da jornada. Em nome de Jesus. Amém.