Para: domingo, 08 de fevereiro de 2026
Texto: 1Coríntios 14.12b-20
“Procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente.” (1Co 14.12)
Cada pessoa tem capacidades distintas. Alguns sabem cantar muito bem; outros, são desafinados. Alguns são hábeis em artes manuais; outros não têm a coordenação necessária. Alguns são mestres na arte de falar em público; outros são tímidos e não se arriscam a enfrentar uma plateia. Entretanto, os dons de cada pessoa não a tornam melhor ou pior que as demais; todos os dons devem ser valorizados.
Na época do apóstolo Paulo, surgiu uma grande polêmica a respeito dos dons. Alguns se achavam superiores aos outros por terem determinado dom. Paulo trata do assunto e enaltece o amor como o dom supremo. Quem tem amor não é arrogante, não tem ciúmes, não procura os seus próprios interesses, mas usa os seus dons para o bem da igreja.
Assim, o apóstolo recomenda: “Procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente” (1Co 14.12). O bem coletivo deve estar acima de qualquer pretensão pessoal. E o apóstolo incentiva-nos a buscar o dom de anunciar a mensagem de Deus, pois “quem anuncia a mensagem de Deus fala para as pessoas, ajudando-as e dando-lhes coragem e consolo. Quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda, portanto, procurem sempre anunciar a mensagem de Deus” (1Co 14.3-4, 39).
O centro da mensagem de Deus é Jesus, crucificado e ressuscitado por nós. Todos os dons devem ser colocados a serviço da proclamação da mensagem de Cristo, seja por palavras, seja por atitudes. Enquanto os dons podem ser diferentes, a bênção que Deus dá a todos é a mesma, isto é, em Cristo recebemos perdão, vida e salvação.
Oremos: Senhor, agradeço-te pelos dons que me deste. Que eles estejam sempre a teu serviço e a serviço do meu próximo. Amém.