Para: domingo, 13 de julho de 2025
Texto: Marcos 4.35-41
“Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” (Mc 4.40)
Estamos cansados. Corremos para todo lado e estamos quase sempre com pressa. Corremos atrás dos filhos, das contas, dos compromissos e sentimos que estamos sempre atrasados.
Além dessa correria desenfreada, recebemos uma miríade de informações contraditórias, que bombardeiam nossos olhos e ouvidos. Não sabemos no que acreditar. A quantidade absurda de mentiras gera dúvidas em nós sobre o amanhã: será que sofreremos com fome, guerra, desemprego? Olhamos receosos para o futuro dos jovens e crianças. “O que será deles?”, perguntamos. Será que ainda teremos jovens que seguem a Jesus no futuro próximo? Ou todos se renderão às ideias e últimas novidades que afastam as pessoas de Deus?
Novidades não são necessariamente boas. Satanás, no jardim, introduziu uma novidade. Ele disse a Adão e Eva que eles poderiam comer a fruta proibida, pois nada lhes aconteceria. Foi a primeira notícia falsa que os impediu de ver o perigo de se afastar de Deus. Hoje, convivemos com o cansaço insuportável de ter que lidar com novidades e notícias falsas. Estamos cansados como também estavam os discípulos que lutavam contra uma tempestade implacável durante a navegação pelo mar da Galileia. A eles, Jesus disse naquela ocasião: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” (Mc 4.40). Jesus queria mostrar a eles que ele possuía poder sobre tudo e sobre todos.
Quando percebemos o controle de Deus sobre sua criação, conseguimos descansar no poder dele. Encontramos descanso na obra de Jesus, que nos resgatou da morte por meio de sua vida e obra. Com a confiança que vem do Espírito Santo, somos capazes de descansar.
Oremos: Senhor, como é difícil para nós entendermos que, apesar de tudo, vai ficar tudo bem, pois tu estás cuidando sempre de nós. Amém.