Publicado em: 02 de setembro de 2025
De volta para Deus

Para: terça-feira, 02 de setembro de 2025

Texto: Josué 24.1-2, 14-18

“Nunca poderíamos pensar em abandonar o Senhor para servir outros deuses!” (Js 24.16)

O livro de Josué nos conta a história da conquista da terra de Canaã pelo povo de Israel. Acontecem batalhas, disputas e a divisão do território. O último capítulo desse livro, porém, narra um momento diferente. É o início de uma nova etapa na vida desse povo. Até então eles caminhavam sob a liderança de um só: primeiro Moisés, depois Josué. Agora, cada tribo teria seu próprio líder. Até então houve lutas e conquistas, agora a terra pertenceria a eles. Até então uma longa peregrinação, agora um lugar fixo para morar! Diante dessa situação, Josué foi enfático: “Portanto, agora temam a Deus, o Senhor. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que seus antepassados adoravam” (Js 24.14).

Josué parece saber que tempos mais fáceis levam as pessoas a valorizar as bênçãos e a esquecer o seu Doador. E isso realmente aconteceu. O povo havia prometido: “Nunca poderíamos pensar em abandonar o Senhor para servir outros deuses!” (Js 24.16), porém, anos mais tarde, o povo o abandonou e se tornou idólatra. Mas Deus, em seu amor, incansavelmente enviou novos profetas para reconduzir o seu povo e trazê-lo de volta para si!

Essa não é só a história do povo de Israel. Essa é a realidade de todas as pessoas, inclusive da nossa geração. Inúmeras vezes valorizamos mais as bênçãos e nos esquecemos daquele que abençoa. Idolatramos as coisas em vez de adorar o Criador delas.

E o que recebemos em troca? Deus, em sua misericórdia, incansavelmente envia novos profetas para nos alertar e nos levar de volta para si. Ele faz isso nos mostrando o seu amor sem medida por meio de seu Filho Jesus Cristo, que nos resgatou para si através de seu sacrifício na cruz do Calvário em nosso lugar.

Oremos: Querido Deus, perdoa-me quando coloco outras coisas em teu lugar. Ensina-me a adorar somente a ti. Amém.