Publicado em: 19 de janeiro de 2026
Da água para o vinho

“Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.” (Jo 2.11)

Casamento é motivo de festa. Foi assim na época de Jesus. Ele e seus discípulos aceitaram o convite para celebrar junto com os noivos e convidados uma festa de casamento.

Só que aconteceu um problema. O vinho acabou. Jesus foi avisado desse fato por sua mãe, Maria. É como se ela soubesse que Jesus poderia resolver esse transtorno. E ele resolveu, transformando mais de 500 litros de água em vinho.

A festança continuou, mas houve festa também no céu, porque esse milagre resultou em fé. Antes, os discípulos não acreditavam em Jesus como o próprio Deus. Mas isso mudou a partir dali. João escreve: “Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele” (Jo 2.11).

Jesus fez outros milagres e eles foram escritos para que aquele que ainda não crê passe a crer, e aquele que já crê em Jesus continue crendo. Jesus é o próprio Deus vestido de gente e para ele nada é impossível. Problemas podem ser resolvidos, o pecado é apagado e a condenação é anulada.

Jesus quer mudar outras vidas da água para o vinho. Se não temos família, ele nos faz viver na família da fé. Se vivemos angustiados, ele nos dá esperança. Se ainda não cremos nele, ele nos dá fé. Jesus subiu aos céus, mas continua realizando ações e transformações na vida de todo aquele que nele crê. Ele é o nosso Salvador, mas ele também é nosso companheiro e guia na jornada desta vida.

Oremos: Querido Jesus, os teus milagres nos fazem te adorar como Deus. Muda o que precisa ser mudado em nossa vida. Dá-nos o dom de crer em ti e assim desfrutar da tua abençoada presença. Em teu nome. Amém.

19Anselmo Ernesto Graff