Publicado em: 07 de agosto de 2025
Critério divino

Para: quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Texto: Salmo 24

“Quem tem o direito de subir o monte do Senhor? Quem pode ficar no seu santo Templo?” (Sl 24.3)

Certa vez um pregador perguntou às pessoas presentes: “Quem aqui quer ir para o céu?”. Todos levantaram as mãos. Todos querem ir para o céu, mas será que todas as pessoas cumprem os requisitos? Esse é o questionamento que o autor do Salmo 24 faz quando diz: “Quem tem o direito de subir o monte do Senhor? Quem pode ficar no seu santo Templo?” (Sl 24.3). Ele então coloca quatro requisitos: “Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas” (Sl 24.4).

O primeiro requisito diz respeito às ações externas. Ser correto no agir é fazer a vontade de Deus vinte quatro horas por dia, o que é impossível ao ser humano. O segundo diz respeito ao que se passa na mente. Os pensamentos devem ser limpos, contudo, cada um de nós sabe os pensamentos vergonhosos e os desejos cruéis que passam em sua própria mente. O terceiro requisito apontado pelo salmista é evitar a idolatria. Alguém até poderia dizer que nunca se curvou para uma imagem, mas, que ninguém se engane, diariamente o cristão é tentado a colocar ídolos antes de Deus. Tudo aquilo em que o nosso coração está ancorado, ou imagina que não pode viver sem, pode ter se tornado o seu deus, seu ídolo. E, por fim, o último critério diz respeito às promessas que fazemos. Mas, mais uma vez, falhamos nesse critério, porque muitas vezes acabamos por não cumprir nossas promessas.

O que fazer, agora, que vimos que não conseguimos cumprir os requisitos de Deus? Nossa única saída é confiar em Jesus, que sempre agiu corretamente, teve pensamentos limpos, obedeceu a vontade do Pai e cumpriu suas promessas. Para nós, o requisito para a vida eterna é crer em Jesus, que cumpriu tudo em nosso favor.

Oremos: Senhor, perdoa-me por não cumprir nenhum dos requisitos. Fortalece-me na confiança em teu Filho. Concede-me acesso à vida eterna, em nome de Jesus. Amém.