Para: terça-feira, 19 de agosto de 2025
Texto: Efésios 4.1-8
“Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.” (Ef 4.3)
“Quando um não quer, dois não brigam!” Você já conhecia essa frase? Ela indica que só pode haver briga entre duas pessoas quando ambas desejarem ou promoverem isso. Ninguém consegue brigar sozinho. Embora muitas pessoas vivam estressadas, nervosas e brigando por qualquer motivo, é possível viver em paz e união.
Em um mundo cheio de conflitos, é um bálsamo para a vida ler o chamado à união que o apóstolo Paulo faz: “Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá” (Ef 4.3). Quando somos unidos a Deus e uns aos outros pelo Espírito Santo, passamos a fazer parte do corpo de Cristo. O Espírito de Deus nos dá essa união pela fé que colocou em nosso coração. Essa unidade é muito especial, pois é fortalecida e alimentada pela Palavra de Deus, a qual nos lembra do perdão de nossos pecados dado por Jesus a nós através de sua morte na cruz. Dessa forma, o amor e o perdão de Deus nos dão a paz que precisamos para vivermos unidos uns com os outros e com Cristo.
O apóstolo Paulo aconselha aos cristãos que conservem essa união, vivendo em paz. Isso só é possível quando nossa vida é sustentada e alicerçada pelo perdão de Jesus, que nos dá a paz com Deus. A partir dessa paz, conseguimos viver em união uns com os outros, apesar da tentação que sofremos de resolver assuntos por meio de brigas e dissensões. Isso significa que essa união que o Espírito nos dá, que chamamos também de Igreja de Cristo, é ação do milagre de Deus, que continua agindo para que essa união seja mantida e conservada.
Há uma canção que diz: “O homem, quando está em paz, não quer guerra com ninguém”. Isso é uma grande verdade. Se estamos com Cristo e em paz, conservemos a união que ele nos dá por seu Espírito.
Oremos: Senhor Jesus, dá-nos sempre a tua paz, aquela que o mundo não pode nos dar. Conserva-nos unidos no teu amor. Amém.