Publicado em: 27 de maio de 2025
Conselhos

Para: terça-feira, 27 de maio de 2025

Texto: 1Timóteo 6.11-12

“Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.” (1Tm 6.11)

Nossa vida não seria melhor se tivéssemos ouvido mais os conselhos dos mais experientes? Quantas vezes alguém poderia ter evitado de “quebrar a cara”? Ou poderia ter trabalhado de forma mais eficiente? Isso teria poupado tempo valioso. Quantas coisas seriam diferentes se nós tivéssemos ouvido as palavras de sabedoria dos mais velhos, pelo menos daqueles que se importam conosco!

O jovem pastor Timóteo, que havia sido colocado por Paulo para cuidar da igreja da cidade de Éfeso, tinha um grande desafio à frente: não se deixar levar pelos ensinamentos errados sobre Deus que alguns traziam, doutrina falsa que pessoas usavam para enriquecer a partir da religião. Ao mesmo tempo, Timóteo precisava manter aquela igreja firme no evangelho. Assim, o apóstolo Paulo, que se considerava um “pai espiritual” do jovem Timóteo, o aconselhou: “Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros” (1Tm 6.11).

Não é isso do que o nosso mundo precisa ainda hoje? Precisamos de homens e mulheres de Deus que vivam uma vida correta e dedicada a ele, que pratiquem o amor e o respeito pelos outros. Essa é a vida daqueles que entendem de verdade o que significa o amor de Jesus na cruz por eles.

Quando Jesus Cristo gritou na cruz: “Tudo está completado!” (Jo 19.30), ele estava libertando a humanidade das amarras do pecado. Agora, com a força do Espírito Santo que nos é dado por Deus, nós podemos fugir dos ensinos que nos levam para longe da fé. Ouçamos o conselho de Paulo ao jovem Timóteo, fujamos disso tudo e, ao mesmo tempo, permaneçamos na companhia de Deus.

Oremos: Senhor, ajuda-nos a nos contentarmos com o que tu nos dás e a fugirmos das tentações da avareza e do amor ao dinheiro. Continua a nos aconselhar através da Bíblia. Por Jesus, nosso Salvador. Amém.