Para: quinta-feira, 24 de julho de 2025
Texto: Salmo 123
“Olhamos para ti, ó Senhor, nosso Deus, esperando que tenhas compaixão de nós.” (Sl 123.2)
Os salmos da Bíblia tocam muito o nosso coração. Isso acontece porque vários deles apresentam experiências e dramas que nós também vivenciamos. O Salmo 123 é um deles. Ele descreve um momento de angústia vivido pelo povo de Deus, que enfrentava hostilidade, humilhação e zombaria pela sua condição social e também por professar a fé no Deus de Israel.
Restava a eles, então, um único recurso: clamar a Deus. E é isso que eles fazem no Salmo 123, que traz: “Olhamos para ti, ó Senhor, nosso Deus, esperando que tenhas compaixão de nós. Tem compaixão de nós, ó Senhor!” (Sl 123.2-3).
Com o clamor de Israel, aprendemos três coisas importantes. Primeiro, Deus está atento às nossas súplicas, não só aquelas expressas pelos lábios, mas também as que provêm do coração, mesmo em silêncio. Basta um olhar. Deus sabe de tudo.
Em segundo lugar, o Salmo nos ensina a esperar, aguardar com confiança o socorro. Deus domina todas as coisas. Ele atende a seu tempo e modo.
Em terceiro lugar, clamar por compaixão significa que nós não nos colocamos na presença de Deus exigindo direitos, mas confiamos em Deus que atende nosso clamor. Apesar de nada merecermos, Deus nos ouve por amor a nós.
No mundo estamos sujeitos a sofrer hostilidades e zombarias. Há situações em que chegamos ao limite e clamamos: “Deus, não aguento mais!” Mesmo assim, Deus nos dá forças para aguardarmos sua ação e confiarmos em sua graça e amor.
Veja o quanto Deus nos ama: ele enviou seu Filho Jesus para ser perseguido e castigado em nosso lugar. Suportando toda a injustiça, Jesus orava por seus perseguidores e entregava-se à misericórdia do Pai. Pela crucificação de Cristo, somos salvos e perdoados e recebemos poder para vencer as dificuldades.
Oremos: Ó Senhor Deus, levantamos os olhos a ti. Tem compaixão de nós, ó Senhor! Em nome de Jesus. Amém.