Para: domingo, 3 de agosto de 2025
Texto: Marcos 6.14-29
“Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino!” (Mc 6.23)
Herodes, o Grande, foi famoso por sua arrogância e crueldade. Ele foi o responsável pelo extermínio de bebês da cidade de Belém. O objetivo dele era matar aquele a quem os magos do Oriente diziam ser o “rei dos judeus”. Para Herodes, valia tudo por uma coroa! João Batista denunciou os pecados do governante e, por essa razão, atraiu a fúria do poderoso homem e, principalmente, de sua implacável esposa, Herodias.
Foi dessa sádica mulher a ideia de matar João Batista, que lhe importunava com a afiada pregação da Palavra de Deus. Encantado com a dança da enteada, filha de Herodias, Herodes disse: “Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino!” (Mc 6.23). A “primeira-dama” aproveitou a oportunidade e convenceu a filha a pedir a cabeça de João Batista. Ao vaidoso Herodes, não restou alternativa a não ser atender à solicitação das duas. João Batista morreu por ter sido fiel à Palavra de Deus.
João Batista apontava para outro rei. Sua pregação indicava ao povo que Jesus era o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo. Mesmo sendo rei do Universo, Jesus Cristo se entregou à morte para que pudéssemos ser perdoados de todos os nossos pecados e recebidos como cidadãos plenos em seu Reino. Contrastando com a crueldade e arrogância de Herodes e sua família, a humildade do Filho de Deus mostra que uma das marcas distintivas do reinado de Jesus é sua compaixão por nós.
Somos chamados a juntar forças para levar o evangelho de salvação a todos os países do mundo, começando pela nossa casa e vizinhança. Um dia, o Rei voltará e “os reinos deste mundo” se dobrarão diante de nosso Senhor Jesus, que “reinará para todo o sempre” (Ap 11.15).
Oremos: Obrigado, Senhor Deus, por teres levantado João Batista para anunciar a tua verdade, confrontando o rei Herodes. Faz-nos aceitar a tua graça em Jesus. Amém.