Publicado em: 06 de setembro de 2025
Ânimo que vem do Senhor

Para: sábado, 6 de setembro de 2025

Texto: Efésios 5.6-21

“Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor.” (Ef 5.19)

Há situações na vida em que não sentimos ânimo em nada do que ouvimos. Nesses momentos, o apóstolo Paulo nos convida a animarmos uns aos outros, não com palavras humanas, mas com as palavras que vêm do Senhor: “Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor” (Ef 5.19). A Palavra de Deus tem o poder de, no meio do nosso sofrimento, confortar, consolar e animar. 

O apóstolo Paulo também enfrentou momentos de desânimo. Ele chegou ao ponto de clamar ao Senhor para livrá-lo de tanto sofrimento. “A minha graça é tudo o que você precisa” (2Co 12.9), foi a resposta do Senhor para ele. Paulo percebeu que a graça de Deus era mais do que necessária para renovar as suas esperanças e animá-lo em meio às suas aflições.

É por isso que o apóstolo nos ensina a também “aproveitar bem todas as oportunidades” que recebemos para sermos preenchidos pelo “Espírito de Deus”. Por isso, em cada oportunidade de ouvirmos as palavras do Senhor, estamos sendo convidados a conhecer um Deus amoroso que não mediu esforços para nos salvar. Deus enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para nos resgatar da escuridão dos nossos pecados, nos conduzir à luz da sua presença e nos fortalecer diante do sofrimento. 

É muito bom quando podemos animar-nos uns aos outros com palavras preenchidas pelo próprio Espírito de Deus através de “salmos, hinos e canções espirituais”. É ainda melhor quando estamos reunidos na Casa do Pai, na santa Igreja Cristã, para em família de fé agradecer por todas as coisas que o Senhor tem feito por nós.

Oremos: Querido Jesus, nas angústias, continua a nos animar com palavras que vêm de ti, por meio de salmos, hinos e canções espirituais. Em nome de Jesus. Amém.