Publicado em: 06 de dezembro de 2025
Amor – o farol de nossa vida

Para: sábado, 06 de dezembro de 2025

Texto: Filipenses 1.2-11

“O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça.” (Fp 1.9)

A fé cristã estabelece diferentes princípios para a nossa vida, tais como justiça, fidelidade e verdade. Eles funcionam como um farol que, de sua posição fixa, guia nosso viver à medida que navegamos pelos desafios da vida. No entanto, existe no cristianismo um princípio que se destaca: o amor. Paulo torna isso claro quando escreve aos cristãos de Corinto: “Eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos. Existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor” (1Co 12.31; 13.13). E em sua Carta aos Filipenses, Paulo declarou: “O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça” (Fp 1.9).

João também afirma a importância do amor ao declarar que “Deus é amor” (1Jo 4.8b). A razão para o amor ser tão central para a fé cristã é o fato de que ele sustenta a maneira como Deus age conosco. O texto bíblico que serve de resumo da mensagem cristã afirma: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Em outro texto, João dá esse mesmo testemunho usando outras palavras: “Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele” (1Jo 4.9).

Esse amor de Jesus se torna o referencial para nossa relação com Deus. Ele afirma que tudo o que recebemos de Deus é dádiva que tem como fonte não o nosso merecimento, mas o coração misericordioso do Pai. Assim, é natural que sejamos chamados a viver nossa vida também em amor. Jesus disse: “Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). Nosso pedido, então, é que Deus envie para o nosso coração o seu Santo Espírito, para que ele nos encha do amor do Pai e assim faça crescer o nosso amor a Deus e às pessoas.

Oremos: Querido Deus, vem morar em meu coração e faze-me conhecer o amor sem igual que recebo de Jesus. Amém.