Para: quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Texto: 3João
“Nada me alegra mais do que ouvir que os meus filhos vivem de acordo com a verdade.” (3Jo 4)
“Uma mentirinha só não faz mal a ninguém!” – muitos compartilham desse pensamento. Não é preciso muito esforço para mentir. Ao contrário, precisamos nos esforçar justamente para falar a verdade. Parece que mentir compensa, pelo menos enquanto nada nos ameaça. Falar a verdade gratuitamente é cada vez mais raro, ocorrendo apenas quando traz algum tipo de vantagem pessoal.
Contrariando essa mentalidade, o apóstolo João expressa, em sua terceira carta, a alegria ao constatar sobre um grupo de seguidores de Jesus: “Nada me alegra mais do que ouvir que os meus filhos vivem de acordo com a verdade” (3Jo 4).
Viver de acordo com a verdade é ao mesmo tempo um desafio, um privilégio e uma grande responsabilidade. Desafio, porque precisamos nadar contra a correnteza e viver pela fé independentemente do que sentimos e vemos. Privilégio, porque é maravilhoso viver sob a graça, o amor e a direção de Deus, que nos orienta por meio da verdade de sua Palavra. E responsabilidade, porque é necessário colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, compreendendo que, embora estejamos no mundo, não podemos viver de acordo com ele. Por isso, para nos ajudar a viver de acordo com a verdade, Deus nos dá o seu Espírito Santo.
Viver a verdade é usufruir da boa notícia do evangelho que mostra a obra de amor que Jesus fez por nós na cruz para nos dar a salvação. A fé em Jesus faz surgir a verdade nos nossos relacionamentos com Deus e com o próximo. Crer em Jesus é a chave para vivermos em amor e perdão. Dessa verdade não podemos abrir mão.
Oremos: Bondoso Deus, concede-nos a capacidade de viver na fé em Jesus e na verdade de tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.