Para: quarta-feira, 14 de maio de 2025
Texto: 1João 4.7-14
“Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus.” (1Jo 4.7)
O que é o amor? Algumas possibilidades de resposta são “gostar muito de alguém”, “querer bem” ou, ainda, “valorizar o outro”. Essas respostas estão de acordo com a realidade, mas precisamos admitir que temos uma grande dificuldade de amar como Deus nos ama.
O normal é amarmos quem nos ama, quem é bom para nós, quem nos trata de forma querida e amorosa. Nosso amor é, de certa forma, uma transação comercial. Se a pessoa nos faz algo que não deveria ou tem alguma característica que não nos agrada, deixa de receber o nosso amor. Na contabilidade do amor comercial, quando se dá mais amor do que se recebe, é hora de descartar a pessoa e estabelecer um novo relacionamento.
Deus nos ensina uma forma completamente diferente de entender e praticar o amor. Deus nos amou não por causa da nossa beleza, inteligência, talento ou mesmo pela nossa capacidade de fazer algo que fosse digno desse amor.
O amor é a essência de Deus. É sua natureza. Deus é amor. Se temos amor uns pelos outros é porque fomos amados por Deus. Deus nos amou quando nos deu a vida, sendo o nosso Pai amoroso. Deus nos amou quando enviou Jesus para ser o nosso Salvador. Jesus nos amou quando deu a sua vida por nós na cruz. Esse amor de Deus é um mistério que somente ele entende. Por outro lado, o amor de Deus redireciona e muda a nossa forma de amar.
Já fomos amados por Deus, assim podemos amar quem não nos ama de volta, quem não reconhece ou mesmo nem mereceria esse amor, exatamente como aconteceu conosco, quando Deus nos amou. É o que diz o texto bíblico: “Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus” (1Jo 4.7). Amados por Deus, podemos ser instrumentos de amor.
Oremos: Querido Deus, quantas vezes nos magoamos com pessoas que não reconhecem, merecem ou retribuem o nosso amor. Ajuda-nos a deixar de lado esse amor condicional e amarmos como tu nos amaste e nos amas. Por Jesus. Amém.