Publicado em: 05 de setembro de 2025
Alimento verdadeiro

Para: sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Texto: Provérbios 9.1-10

“Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.” (Pv 9.5-6)

Você já parou para pensar como o alimento é importante para o fortalecimento dos relacionamentos? Em família, com amigos e até mesmo em questões profissionais, o alimento ocupa um papel fundamental para desenvolver confiança, intimidade e amizade. 

O Senhor nos convida a nos relacionarmos com ele por meio de algo muito simples: sentarmo-nos à mesa que ele mesmo preparou. Em Provérbios, capítulo 9, ouvimos que o Senhor, retratado como “a Sabedoria”, construiu uma casa e “mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa” (Pv 9.2). Ele mesmo mandou convidar a todos: “Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento” (Pv 9.5-6).

Ao longo do ministério de Jesus, o alimento sempre esteve presente no centro de seus relacionamentos. Não somente com os seus discípulos, mas também com aqueles que eram considerados os grandes pecadores daquele tempo. Porém, Jesus deixou claro que ele era o alimento verdadeiro, dizendo: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6.35). Venham, comam e bebam.

Esse mesmo convite Jesus faz também para você hoje: Venha, coma e beba. Cada vez que ouvimos a Palavra de Deus, recebemos o pão da vida. E todas as vezes que celebramos a Ceia do Senhor, recebemos os verdadeiros corpo e sangue de Cristo, no pão e no vinho. A sua morte e ressurreição nos trouxeram o perdão dos pecados, nos dão vida – a vida eterna – e a sua presença nos fortalece diante das tentações.

Oremos: Obrigado, Senhor, por nos convidares a receber o melhor alimento, o pão da vida que deste ao mundo e plenamente nos satisfaz. Esteja conosco sempre. Em nome de Jesus. Amém.