Para: quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Texto: Salmo 145.10-21
“Ele ajuda os que estão em dificuldade e levanta os que caem.” (Sl 145.14)
Alice tinha cinco anos. Ela cresceu numa comunidade cristã, ouvindo histórias da Bíblia que falavam de Deus, amor, perdão e ajuda. Certa vez, antes de dormir, ela ouviu de sua mãe um trecho do Salmo 145, versículo 14: “O Senhor ajuda os que estão em dificuldade e levanta os que caem”. No dia seguinte, numa brincadeira com sua amiga, Alice caiu e teve alguns ferimentos. Foi um susto grande, recheado de choro e dor pelos arranhões. A menina se lembrou da história bíblica da noite anterior e concluiu: “Deus não estava comigo, pois eu caí”.
Na simplicidade infantil, Alice havia imaginado que, estando ao lado do Deus que pode todas as coisas, nada de ruim poderia lhe acontecer. Porém, não é exatamente essa a promessa que o Senhor faz aos que nele confiam. Deus não livra seus filhos das dificuldades, mas oferece ajuda em meio a elas. Ele não nos livra do tombo, mas nos levanta quando caímos. Por meio de Jesus, temos o perdão de pecados e a certeza da salvação. No momento da queda de Alice, a mãe estava em casa e correu para ajudá-la. As mãos da mãe foram as mãos de Deus ajudando a menina a se levantar, tratando seus ferimentos e acalmando seu choro.
O tempo passou. A infância deu lugar à adolescência com todos os seus desafios. O tempo de faculdade e os relacionamentos frustrados deixaram suas marcas e aprendizados. Hoje Alice é uma mulher, no auge de seus trinta e cinco anos. Quando olha para trás, Alice consegue perceber diversas quedas, situações difíceis que enfrentou, porém nunca sozinha. Ela continua firme na promessa que aprendeu desde a infância: “O Senhor ajuda os que estão em dificuldade, ele levanta os que caem”.
Oremos: Senhor, obrigado por teres sido sempre minha ajuda na dificuldade. Nas diversas vezes em que caí, tua mão bondosa me levantou e me reconduziu na caminhada. Em nome de Jesus. Amém.