Publicado em: 26 de julho de 2025
A fraqueza e a força

Para: sábado, 26 de julho de 2025

Texto: 2Coríntios 12.1-10

“A minha graça é tudo o que você precisa.” (2Co 12.9)

Todos nós gostaríamos de ser pessoas fortes, decididas, impetuosas e realizadoras. Mas, diariamente, nos deparamos com nossas fraquezas, imperfeições e dúvidas.

O apóstolo Paulo também queria ser sempre forte e impetuoso, mas Deus impôs sobre ele um tipo de doença, um “espinho na carne”, que lhe causava muito sofrimento físico. Paulo orou para que Deus o livrasse daquela dor. A resposta de Deus foi: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2Co 12.9).

É difícil explicar essa resposta de Deus. Mas Paulo a compreendeu. Deus não queria que ele se orgulhasse das suas realizações, mas que, em tudo o que fizesse, ele fosse totalmente dependente da força que Deus lhe dava.

Muitos servos de Deus tiveram seus “espinhos na carne”. Isaque, ao envelhecer, perdeu a visão. Jacó mancava por uma ferida em uma coxa. Moisés era pouco eloquente. Mas Deus os animou e os supriu. Mesmo com suas fraquezas e debilidades, Deus utilizou essas pessoas para realizar sua obra.

Você, provavelmente, também carrega seus “espinhos na carne”: uma enfermidade permanente, um problema familiar crônico. Mesmo não entendendo o porquê, fique seguro de uma coisa: “Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Quanto mais fracos nos sentimos diante das adversidades, mais fortes somos pelo poder de Cristo.

Paulo também orou por nós, quando escreveu: “Eu me ajoelho diante do Pai e peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes” (Ef 3.14, 16).

Oremos: Senhor Deus, ensina-me a reconhecer minhas debilidades. Ajuda-me a confiar inteiramente na tua graça e a confessar com Paulo: “Quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim” (2Co 12.10). Em nome de Jesus. Amém.